
Sinopse
Este livro aborda a origem, constituição e expansão do campo acadêmico da Educação Especial no Brasil. Seu principal objetivo é apresentar a Educação Especial como um campo específico que contribui, por meio de seus recursos acadêmicos, para o conhecimento científico, a formação humana e profissional, para as propostas políticas e o desenvolvimento de ações no âmbito educacional e social. O processo de constituição de um campo envolve arranjos complexos, entre eles as ações de agentes que influenciam diretamente em seu surgimento, configuração e desenvolvimento. No caso do campo acadêmico da Educação Especial, seu surgimento foi antecedido pelo campo teórico, marcado por concepções equivocadas e até mesmo desumanas acerca das pessoas com deficiência.
Autora
Formada em Biologia e Fonoaudiologia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO/Irati). Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Docente do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação Mestrado e Doutorado em Educação, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PPGE/UEPG). Desenvolve e orienta pesquisas voltadas a Educação Especial e Educação Inclusiva. Participante do Observatório de Redes de Apoio à Inclusão Escolar da UFMG, do grupo de pesquisa Políticas Educacionais e Práticas Educativas, da UEPG. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Especial e Educação Inclusiva (GEPEEIN/UEPG).
- Largura: 16 cm
- Marca: Editora UEPG