COMO PUBLICAR

 

POLÍTICA EDITORIAL

Considerando seu compromisso com a consolidação e divulgação do conhecimento acadêmico, a Editora UEPG recebe propostas de obras em chamadas e em fluxo contínuo, desde que consistam em trabalhos originais e correspondam às linhas editoriais.

A política editorial está voltada para a publicação de obras acadêmicas que reflitam a experiência e trajetória universitária na docência, pesquisa e extensão.  A Editora UEPG não publica textos literários (contos, poesia, romance), trabalhos de conclusão de curso, monografias de especialização, dissertações de mestrado ou anais de eventos.

Trabalhos originados de teses de doutorado ou de relatórios de pós-doutorado somente serão aceitos para avaliação caso tenham sido submetidos a amplo processo de readequação, com adaptação ao formato ‘livro’, garantindo-se: fluidez do texto com linguagem acessível a um público mais amplo, redução das notas de rodapé, readequação ou eliminação de citações extensas ou em grande quantidade. Referencial teórico, metodológico e revisão de literatura, típicos de teses, também devem ser editados.  As teses que não tenham passado pelo processo de adequação ao formato livro não serão avaliadas.

A Editora UEPG pode publicar coletâneas, desde que explicitem minuciosamente, já na apresentação da obra, qual será o eixo articulador do conjunto de textos (temática, conceitos e pressupostos tomados pelo grupo de autores, ultrapassando a simples descrição do teor de cada capítulo). Os capítulos também devem ter caráter de complementaridade e pertencimento entre si e ao eixo articulador, além de padronização no que tange à redação, ao uso de notas de rodapé e referências e à apresentação dos autores (a ser feita ao final). É fundamental, na obra coletiva, que haja equilíbrio na abordagem e construção dos diferentes trabalhos, evitando que o livro se restrinja ao aglutinamento de textos com temas afins.

Propostas de tradução podem ser submetidas, desde que os títulos preencham lacunas e contribuam para o desenvolvimento de áreas de pesquisa e que haja clara justificativa da importância da obra para o campo do conhecimento.

As obras submetidas devem obedecer às normas da ABNT, as quais podem ser consultadas no Manual de Normas da UEPG.

 A Editora UEPG reserva-se o direito de rejeitar e não encaminhar para avaliação obras que não se enquadrem em sua política editorial. Aquelas que forem consideradas pertinentes serão encaminhadas a avaliadores externos especialistas na área em questão e, recebidos os pareceres técnicos, o Conselho Editorial deliberará sobre a publicação ou não da obra. Ressalta-se que os pareceres externos fundamentarão o processo de tomada de decisão (junto com a Ficha de Publicação e o currículo dos autores), mas não determinarão a decisão do Conselho.

A Editora UEPG não devolverá os originais recebidos para análise; assim, não devem ser encaminhadas as cópias únicas do autor.

A Editora UEPG poderá firmar parcerias para a publicação de obras a ela encaminhadas, não apenas com outras Editoras, mas também com órgãos e programas da própria Universidade. Ainda assim, caberá à Editora UEPG (e à Editora parceira, quando houver) a coordenação de todo o processo editorial e a decisão final sobre a publicação.

 

ENCAMINHAMENTO DE TEXTO

Os interessados  em ter seus livros publicados pela Editora UEPG deverão:

Encaminhar ao email submissoes.editora@uepg.br 

►  a versão da obra, em word, com e sem identificação;
► a Ficha Proposta de Publicação, com e sem identificação (no caso de coletâneas, na ficha identificada, listar todos os autores)
Entregar na secretaria da Editora, situada no Campus Central, Bloco A, Sala 28:
► 3 cópias da Ficha ‘Proposta de Publicação’, sendo duas não identificadas e uma identificada
► 2 cópias impressas da publicação proposta, sem identificação (impressão em frente e verso);