A FORÇA DO AMOR E DA ESCRITA FEITA POR MULHERES: O PROJETO LITERÁRIO DE MARIA DE ZAYAS - Ebook

Marca: Editora UEPGModelo:Ebook Referência: 9786586234503

Quem duvida, caro leitor, que te cause admiração que uma mulher tenha inteligência não só para escrever um livro, mas também para levá-lo à imprensa? Com essa provocativa interrogação, em 1637, María de Zayas inicia o prólogo de sua primeira coletânea de contos Novelas amorosas y ejemplares. Começa ali um diálogo com o leitor, no qual desconstrói e desautoriza os preconceitos vigentes sobre a capacidade das mulheres para ler e escrever, demonstrar constância, prudência e coragem. A obra teve sucesso imediato e nunca deixou de ser lida, como demonstram as reedições, adaptações e antologias. A audaz autora madrilense é uma das raríssimas plumas femininas entre os grandes nomes do Século de Ouro espanhol, mas ainda é pouco conhecida e pesquisada no Brasil. Esta publicação quer ser um convite à leitura dos contos de María de Zayas, ao trazer a versão para o português de? A força do amor? (1637). O estudo introdutório indica como essa ficção, centrada no protagonismo feminino e na violência psicológica contra a mulher, está estreitamente conectada aos outros contos da coletânea e como cada um dá sua particular contribuição para expressar o projeto literário e político da autora: fazer a defesa das mulheres.

O AUTOR

Rosangela Schardong nasceu em Alto Bela Vista (SC). Graduou-se em Letras - Português e Espanhol (1992), pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Fez mestrado e doutorado em Literaturas Espanhola e Hispano-Americana na Universidade de São Paulo (USP). Sua dissertação  foi dedicada às mulheres varonis no Quixote (1997) e a tese enfocou a obra de María de Zayas (2008). Fez Pós-doutorado em Estudos de Gênero (2018) na Universidad Nacional de Córdoba (UNC), Argentina. É professora Associada da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na graduação  em Letras, no ensino de língua espanhola. Coordena o projeto de pesquisa continuada "Poética dos gêneros e da tradução nas letras e artes em língua espanhola". É coautora em O filho do rio e o sertanejo: Lazarillo de Tormes e seu herdeiro João Grilo (2021, Texto e Contexto) e em Ler e escrever, sendo mulher (2021, Texto e Contexto).

Ano da Edição2021
Autora