Aqui você encontra livros de diversas categorias para seus estudos | Acesse já!!!
Model: Livro
New In stock />
NOS PAÇOS DO CONCELHO: Glossário da Curitiba Colonial  - 3 volumes

NOS PAÇOS DO CONCELHO: Glossário da Curitiba Colonial - 3 volumes

Marca: Editora UEPGModelo:Livro Referência: 9786586234022

Por:

ou 6x de R$ 29,67 Sem juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Paços não são passos, concelho não é conselho. Os documentos coloniais são florestas de aparências enganosas, onde o leitor de primeira viagem pode facilmente se desorientar. Terá que voltar atrás na leitura para perceber que casa não é casa, é cômodo; ou que voz não é voz, é voto.

O glossário tem o objetivo de servir de guia de leitura para aqueles que ainda não estejam familiarizados com a língua dos escrivães coloniais, ajudando-os a superar dificuldades com vocábulos que não se empregam mais ou que hoje têm outro sentido. Traz ainda indicações sobre a forma como os documentos eram estruturados ou determinadas frases eram construídas, além de subsídios de natureza histórica e enciclopédica.

Esta obra está concebida como instrumento didático a serviço do público universitário de diferentes áreas, especialmente História, Letras, Direito, Administração Pública, Economia e Arquitetura, munindo estudantes e professores de recurso que anime a exploração das fontes representadas pelos documentos da Câmara.

O AUTOR

José Luiz Mercer é professor titular aposentado da UFPR, onde lecionou Linguística e Língua Portuguesa. Fez mestrado em Linguística (Besançon) e doutorado em Estudos Românticos (Toulouse). Interessado em variação linguística, fez levantamentos de microdialetogia em Guaraqueçaba (PR) e coordenou, no âmbito do Paraná, os trabalhos para o Atlas Linguístico e Etnográfico da Região Sul do Brasil (ALERS). Colabora em estudos de natureza multidisciplinar que associam o ensino à diversidade linguística ou que demandam o diálogo entre o historiador e o linguista. Dedicou-se igualmente a atividades de administração acadêmica na UFPR e outras instituições.

Peso1,800 Kg
Dimensões