SOBRE A EDITORA UEPG

 

 

           Em 1992, durante a gestão dos professores João Carlos Gomes e Roberto Frederico Mehry, foi fundado o Centro de Publicações da UEPG, ligado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, na ocasião dirigida pela professora Leide Mara Schmidt. O Centro de Publicações tinha a responsabilidade de divulgar a produção científica da Universidade. Suas primeiras ações neste sentido foram: a criação da Revista Publicatio e a edição de cadernos de pesquisa, dos anais dos primeiros PIBICs, de pesquisas produzidas pelos docentes da instituição e de títulos de literatura.

            Em maio de 1997, o Centro de Publicações tornou-se Editora UEPG, permanecendo na Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação até 2008, quando passou a compor a estrutura da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Culturais, na gestão do professor Miguel Sanches Neto.

A Editora UEPG tem a missão de promover a educação, o conhecimento filosófico, científico e tecnológico, participando, desse modo, da consolidação do trabalho desenvolvido pela UEPG. Seu conselho editorial é constituído por representantes dos setores de conhecimento da instituição, contando com um corpo de avaliadores ad hoc que, fornecendo avaliações relativas aos materiais submetidos, baliza decisões e linhas de ação, garantindo-lhe rigor científico e impessoalidade.

Atualmente, a Editora trabalha com duas linhas editoriais. Uma primeira é voltada à publicação da história e memória local, com títulos que resgatam e valorizam o patrimônio regional, ao tratar de questões referentes à cidade de Ponta Grossa, aos Campos Gerais e ao Estado do Paraná. Outra linha é destinada a títulos acadêmicos, em consonância com o avanço da instituição na docência, na pesquisa e em extensão. Há, ainda, o trabalho com os periódicos institucionais aos quais dá suporte editorial além de coordenar, junto com o Núcleo de Tecnologia da Informação, o Portal de Periódicos no qual as revistas são editadas e publicadas.

Considerando que no ciclo editorial a distribuição e divulgação do material publicado é essencial, em 1997 foi criada a Livraria UEPG, que em 2022, por meio de um convênio com a Fundação de Apoio à Universidade, passou a funcionar de forma eletrônica, permitindo a venda em outros e-commerces. A filiação à Associação Brasileira das Editoras Universitárias - ABEU - permite que os títulos da Editora UEPG estejam presentes em cerca de 80 livrarias universitárias, além de em distribuidoras, livrarias comerciais físicas e diferentes feiras de livros universitários, alcançando leitores em todo o país.

 

 

 

CENTRO DE PUBLICAÇÕES

 

Criado pela Resolução CA 002 de 14 de janeiro de 1992.

 

Diretor: Carlos de Bortoli (1992 – 1993)

Supervisores editoriais:

- Raul José Sozim

- Hein Leonard Bowles

 

Diretor: Hein Leonard Bowles (1993 a 1997)

Supervisor editorial: Raul José Sozim (1995 – 1997)

 

 

EDITORA UEPG

 

Criada pela Resolução CA 137 de 13 de maio de 1997.

 

Diretores:

Hein Leonard Bowles (1997 a 1998)

Miguel Sanches Neto (1998 a 1999)

Hein Leonard Bowles (1997 a 2007)

Silvana Oliveira (2007 a 2008)

Beatriz Gomes Nadal (2008 a 2013)

Lúcia Cortes da Costa (2013 a 2018)

Beatriz Gomes Nadal (2018 -  2024)

Jeverson Machado do Nascimento (2024 -  Presente)